CINCO SEMANAS EM UM BALÃO


Sábados e Domingos, às 17h

A peca Cinco Semanas em um Balão, inspirada no primeiro livro de Julio Verne, será apresentada pela primeira vez no Rio de Janeiro, no Shopping da Gávea, Teatro do 4, com estreia no dia 1o de fevereiro, estendendo sua temporada até marco.

O trabalho é um espetáculo infantojuvenil que desperta a curiosidade de enxergar a vida de vários angulos e perspectivas. Nesta embarcacão, somos levados a aventura de acreditar que nossos sonhos são possíveis. O balão de Verne possui uma tecnologia que cria maneiras de levar seus tripulantes ao inexplorável. Na literatura, trata-se da África. Aqui trazemos, em forma de filosofia, a iniciativa de criar através do imaginário novas possibilidades, superar obstáculos pela realizacão dos sonhos.

"Chamo-me Júlio Verne. Quem não gostaria de dar um passeio na Lua? Ou viajar de submarino? Todos nós gostaríamos, vocês e eu próprio. Contudo, existe uma diferença importante: vocês podem-no fazer. Eu, por minha vez, tive de o imaginar. Chamo-me Júlio Verne, fui escritor e para muitos, o inventor da ficcão científica".
Este é o início do livro autobiográfico disfarçado que Jules Gabriel Verne escreveu nos explicando sua vocação para aventuras e ciência. Conhecido como o pai da ficção científica e reconhecido pela UNESCO como o autor mais lido e traduzido no mundo, Júlio Verne nos deixou uma vasta contribuição com mais de 100 textos publicados. Seus personagens, no entanto, possuem uma característica em comum: "sede de conhecimento". É esta curiosidade pelo desconhecido que os levam a aventurarem-se em viagens e explorações extraordinárias e os fazem criar maneiras mirabolantes para a condução do feito. Júlio Verne, um escritor apaixonado pela ciência!

Esta iniciativa é uma parceria da Kommitment Produções (www.kommitment.com.br), com a Sabre de Luz Teatro (www.sabredeluzteatro.com.br), de São Paulo.
Imagens: https://www.youtube.com/watch?v=XDqJUUnKhTo&t=3s

Sinopse
Dr. Fergusson, um cientista aventureiro, seu amigo Dr. Kennedy, um corajoso explorador, e seu fiel criado, Joe, partem em uma aventura pela África a bordo de um balão. A travessia dura cinco semanas. Durante o percurso, eles aprendem que nem todo tesouro do mundo é mais valioso do que uma grande aventura!

Ficha técnica

Direção, Dramaturgia e Figurinos - Joyce Salomão
Elenco
Cristiano Salomão (Dro Fergusson),
Nino Belucci (Dro Kennedy) e
Joyce Salomão (Joe)
Trilha Sonora - Gustavo Barcamor
Criação de Luz - Ronny Vieira
Montagem de Luz ‐ Rodrigo Palmieri
Cenografia - Sabre de Luz Teatro
Adereços - Nino Belucci
Vídeos ‐ Rodrigo Menezes
Designer Gráfico: Conceito Comunicação Integrada
Co-Produção ‐ Kommitment Produções e Sabre de Luz Teatro
Assessoria de Imprensa - Duetto Comunicação
Captação de Apoios: Gloria Diniz

"Cinco semanas em um balão pertence a essa deliciosa família, infelizmente tão pouco incluída nos cardápios da alfabetização infantil. Raros são os educadores contemporâneos que recorrem a clássicos como esse. Com muito gestual e expressão corporal cuidadosamente preparada, facilmente se estabelece o pacto da fantasia, que faz a jovem plateia levantar voo num balão, cruzar os céus da África, encontrar e perder tesouros, enfrentar oceanos e o deserto, com seus perigos e personagens ameaçadores. A galerinha não desgruda o olho e vai junto com os três heróis, entre conquistas e insucessos, totalmente aderida à proposta. Como é bom assistir ao nascer da paixão teatral no encontro entre um texto envolvente como o de Júlio Verne e uma encenação que faz do puro teatro sua força! Após Cinco semanas em um balão, aquela plateia infantil nunca mais será a mesma. Felizmente."
Clara Arreguy Cinco Semanas em um Balão Escrito no contexto do FIT-BH2016

Histórico do Espetáculo
Teatro Sérgio Cardoso Estreia e temporada Janeiro a Março de 2014.
SESCs SP: Osasco, Bauru, Bom Retiro, Itaquera, Sorocaba, Piracicaba, S. J. Rio Preto, Jundiaí, Thermas, Campo Limpo; SESCs RJ: Teresópolis, Quitandinha, Nova Friburgo, Niterói, Barra Mansa, Caxias;
Festivais: FIT BH 2016 Espetáculo convidado pela curadoria, MITI Cuiabá 2016, Festival Paranapanema 2016
Prêmio de Melhor espetáculo, melhor trilha sonora e 2 Indicações: Melhor Ator- Nino Belucci e Melhor atriz Joyce Salomão. FENATA- Festival de Ponta Grossa 2016 ‐ Prêmio Melhor Ator Coadjuvante Nino Belucci e 9
indicações; 31o Festivale ‐ Festival do Vale do Paraíba 2016, Mostra Indaiatuba 2016, Floripa Teatro 2015, XI Festival de Limeira 2015; Festival Férias Teatro Folha e Festival Férias Teatro AMIL
Circulação Prefeitura de São Paulo- 9 bibliotecas da cidade. Bibliotecas: Mário Schemberg, Viriato Correa, Belmonte, Monteiro Lobato, Alvares de Azevedo, Pde. José de Anchieta, Cora Coralina, Helena Siveira, Hans Christian Andersen;
II SteamCon ‐ Convenção amantes do Steampunk;
Projeto Local SESI Itapetininga;
Viagem Teatral do SESI SP- cidades: capital e interior: Mauá, Osasco, Itapetininga, S.J Campos, Birigui, Franca, Campinas, Piracicaba, Rio Claro, Araraquara, Sorocaba, S.J Rio Preto e Marília;
EXPO KIDS 2016; Virada Cultural 2016;
MI ‐ Museu da Imigração ‐ Aniversário do museu.
Sabre
A Sabre de Luz Teatro foi fundada em 2013, por Joyce Salomão e Cristiano Salomão. Desde sua fundação a cia se dedica à pesquisa de autores clássicos com intuito de promover o incentivo à leitura. A Cia investiga a linguagem do corpo como contador de histórias, teve sua fundação na Pinacoteca do Estado de São Paulo com o projeto "Museu Também é coisa de Criança".
O Projeto nasceu após dois anos de pesquisa e estudo acerca das artes visuais e da performance.
Kommitment
A Kommitment Produções Artísticas desenvolve projetos de amplitude nacional que privilegiam a música, o teatro e a dança. No mercado cultural há 9 anos, a empresa atua, principalmente, nas regiões sudeste, norte e centro-oeste do país. Na bagagem de realizações estão festivais, turnês e programas de cunho socioeducativos realizados em parceria com empresas consolidadas no desenvolvimento de metodologias educacionais para o público infantojuvenil. Entre projetos de continuidade estão o Festival Música na Estrada, que caminha para sua 9o edição em 2020, e o Circuito Cultural da Cidadania que chega a sua 4o edição no próximo ano.

CINCO SEMANAS EM UM BALÃO

Sábados e Domingos, às 17h
Ingressos: 60,00 e 30,00
(crianças a partir de 2 anos pagam ingresso) Temporada de 1 de Fevereiro a 29 de Março de 2020
Livre para todos as idades ‐ recomendada para maiores 04 de anos Duração: 50 min
Gênero: infantile

Site: http://teatrodosquatro.tv
Horário de funcionamento da bilheteria:
Segunda e Terça: das 14:00 às 20:00
Quarta à Domingo: das 14 horas até o início da última sessão do dia

Links:
Flick - Fotos Balão Divulgação
Site: www.sabredeluzteatro.com.br
Redes Sociais: @sabredeluzteatro - https://www.facebook.com/sabredeluzteatro FLICKr - https://www.flickr.com/photos/sabredeluzteatro/
You Tube: https://www.youtube.com/channel/UCdDGk2zzZ-6GyYX8aabZACg